top canal cronicas 1

A importância de um nome

Sábado, 22 Setembro 2012 18:15 | Maria Moreira
«Um diplomata é um homem que lembra-se sempre do aniversário de uma mulher, mas nunca da sua idade»
                                                                                                                                Robert Fraser
 
 
 

A opinião pública chinesa  ficou em estado de choque quando o governo japonês anunciou que tinha comprado três ilhas cuja a soberania era reclamada pela China.

Manifestações de milhares de chineses enfurecidos a gritar palavras de ordem contra o Japão  e o reavivar dos acontecimentos  do período anterior e durante a segunda guerra mundial entre chineses e japoneses, foram a consequência.
Até o embaixador americano foi apanhado na confusão, quando regressava á sua embaixada situada perto da do Japão, levando á intervenção do Departamento de Estado Americano. 
As ilhas em causa são ricas em recursos naturais o que pode explicar  o interesse de chineses e japoneses, mas junte-se ressentimentos passados e surge um conflito pronto a servir.
As relações entre os dois países estão tensas, a china enviou para a região barcos patrulha, o Japão  e os japoneses parecem estar decididos a não recuar na sua posição.Ameaças de que a China pode prejudicar a economia japonesa causando um retrocesso de 20 anos circulam na comunicação social chinesa.
Por umas ilhas a que os japoneses chamam de Senkakus e os chineses de Diaoyu, só a capacidade diplomática dos envolvidos ou de terceiros parece  impedir que as ameaças de um lado e outro sejam cumpridas,e os efeitos atingam quem nunca ouviu falar das ilhas.

RELACIONADOS
Partilhar
Esta e outras notícias no seu e-mail, todos os dias
Quer receber notícias interessantes?
PT Famosos
28.jpg