11 de janeiro, assinala-se o Dia Internacional do Obrigado

obrigado 600No dia 11 de janeiro assinala-se o Dia Internacional do Obrigado, uma efeméride curiosa, que não merece mediatismos, mas que dá um sublinhado a um gesto simples que expressa a gratidão.

Hoje é dia de dizermos “obrigado”, aos amigos, aos familiares, às pessoas de quem gostamos. Obrigado por existirem, por nos acompanharem, por serem fiéis depositários do nosso carinho e compreensão.

Assim, neste 11 de janeiro, mais do que em qualquer outra data do calendário, a expressão faz sentido. Uma extensa pesquisa não permitiu encontrar as origens desta data. Por isso, ao leitor mais informado nós dizemos “obrigado” por compreender esta nossa derrota, na persistente busca pela informação.

Mas 11 de janeiro remonta-nos a outros marcos, um dos quais muito relevante, na área da saúde. Neste dia, em 1922, a insulina é utilizada pela primeira vez em humanos para o tratamento de diabetes. O paciente é um canadiano de 14 anos, que abriu caminho a um avanço notável na medicina.

Assinalam-se também curiosidades. Em 1886, tem início o primeiro campeonato de xadrez do mundo. Já em 1963, é inaugurada a primeira discoteca do mundo, nos EUA, chamada ‘Whisky a Go Go’.

Nasceram a 11 de janeiro William Thomas Brande, químico britânico (1788), Francisco d'Andrade, barítono português (1859), Oswald de Andrade, escritor brasileiro (1890), Albert Hofmann, cientista suíço, conhecido como o pai do LSD (1906), e Al Berto, poeta e editor português (1948).

Morreram neste dia Domenico Cimarosa, compositor italiano (1801), João de Deus, pedagogo português (1896), Alberto Giacometti, artista plástico suíço (1966), e Miep Gies, mulher que escondeu o Diário de Anne Frank durante a II Guerra Mundial (2010).


RELACIONADOS
Partilhar