Perspetivas da OCDE apontam para retoma económica em Portugal nos próximos meses

Quarta, 10 Abril 2013 14:36 | Miguel Moreira

A retoma económica em Portugal, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), vai ocorrer nos meses que se seguem. As estimativas de recuperação foram divulgadas hoje e estendem-se a outros países em crise, como Grécia, Irlanda, Espanha e Itália.

Portugal está perante uma crise económica grave, no limiar de uma crise política, mas a OCDE não altera as suas previsões de retoma económica, estimando que nos próximos meses o país vai regressar ao crescimento.

As perspetivas da OCDE relativamente a Portugal surgem num momento em que se prepara um alargamento dos prazos de pagamento da dívida, medida que deverá aliviar a pressão dos mercados.

Apesar das diversas contrariedades do governo português – desde logo, o chumbo do Tribunal Constitucional –, com a troika a regressar para ouvir respostas do executivo, certo é que aquela organização mantém a linha.

Esta previsão da OCDE, divulgada nesta quarta-feira, aponta no sentido de uma recuperação da atividade económica noutros países que estão sob resgate ou perante uma crise financeira, como são os casos da Grécia, Irlanda, Espanha e Itália.