Saiba quantos cupões do ‘Fatura da Sorte’ tem para o sorteio do Fisco que arranca em abril

Terça-feira, 01 Abril 2014 17:51 | António Henriques

financas cupoesEstão em jogo 207 milhões de cupões, no primeiro do sorteio ‘Fatura da Sorte’. No Portal das Finanças, no menu ‘efatura’, os contribuintes podem consultar quantos cupões da sorte têm. Correspondem a faturas emitidas em janeiro e comunicadas às Finanças até ao dia 25 de fevereiro. 

Abril é mês de arranque do sorteio ‘Fatura da Sorte’, que o Fisco lança para incentivar os contribuintes a pedirem fatura, quando contratam serviços ou consomem produtos. No primeiro sorteio, haverá mais de 207 milhões de cupões em jogo (207 321 890, no número exato).

São cupões que resultam de faturas do mês de janeiro, comunicadas às Finanças até ao dia 25 de fevereiro. São estes que estarão em concurso, no sorteio de carros do Fisco.

Os contribuintes podem desde já consultar toda a informação relativa ao sorteio, através do Portal das Finanças. Basta fazerem login e acederem ao menu ‘efatura’, que se encontra do lado esquerdo do portal.

Nesse espaço, terão de inserir os mesmos dados de acesso ao Portal das Finanças e podem ver quantos cupões conseguiram reunir, para o primeiro sorteio e para os sorteios extraordinários, que vão sortear carros da gama Audi (A4 e A6).

O Fisco “vai disponibilizar no Portal das Finanças, a cada consumidor, todas as faturas que lhe foram emitidas e comunicadas pelos comerciantes, mediante a inserção da respetiva senha de acesso”, num processo que garante toda a confidencialidade.

Está praticamente tudo a postos para que o ‘Fatura da Sorte’ arranque e estava previsto que o primeiro sorteio decorresse na primeira semana de abril, mas há imponderáveis que não o permitem. Desde logo, resta definir qual o canal de televisão que irá transmitir os sorteios em direto. O Governo deverá tomar uma decisão nos próximos dias.

Saliente-se que para conseguirem cupões os contribuintes têm de garantir faturas com número de contribuinte. Cada 10 euros permite ter direito a um cupão. Depois, resta que a sorte sorria.

O sorteio arranca em abril e entra a lógica habitual neste tipo de concursos: quantas mais faturas, mais cupões. E quantos mais cupões, mais probabilidades tem de ganhar.

De fora ficam, no entanto, algumas faturas, como bilhetes de cinema, faturas de portagens ou de parques de estacionamento. Apenas são elegíveis para o Fatura da Sorte faturas de serviços finais, pelo que as empresas e empresários em nome individual não podem apresentar-se.

Mensalmente, a Autoridade Tributária vai atribuir um cupão de acesso ao sorteio semanal de carros de gama alta. A portaria publicada em Diário da República explica que o contribuinte recebe um cupão “por cada dez euros, ou fração de dez euros da soma do valor total das faturas, incluindo impostos, em que cada pessoa singular conste como adquirente”.

O Governo espera encaixar, por ano, com o ‘Fatura da Sorte’, entre 600 e 800 milhões de euros.


RELACIONADOS
Partilhar