Artes



Rita Redshoes no festival italiano Karel Music Expo

António Henriques   
Quarta, 01 Outubro 2014 12:05

rita redshoes 1014Rita Redshoes vai atuar no festival italiano Karel Music Expo,  que reúne cerca de 30 artistas oriundos de todo o mundo, entre 2 e 4 de outubro. O concerto da portuguesa ocorre no dia de encerramento do festival.

Depois de ter apresentado o mais recente disco, ‘Life Is A Second Of Love’, em Lisboa, no São Luiz Teatro Municipal, e no Porto, na Casa da Música, com casa cheia, Rita Redshoes viaja até à Sardenha, a Cagliari, para a sua estreia em território italiano.

Na sua oitava edição, o ‘Karel Music Expo’ reúne cerca de 30 artistas oriundos de todo o mundo para apresentações entre os dias 2 e 4 de outubro.

O concerto da portuguesa, em que se apresentará a solo, decorrerá no dia de encerramento do festival, dia 4, no Teatro Civivo di Castello.

Rita Redshoes partilhará o palco com os projetos italianos ‘Lillie on Mars’ e ‘Jules Not Jude’ e ainda os alemães ‘Damen Samuel’ e ‘Mouse On Mars’.

 

Oso Leone na primeira de Placebo nos coliseus em novembro

António Henriques   
Terça-feira, 30 Setembro 2014 18:41

Oso Leone

Os espanhóis Oso Leone são os responsáveis pela abertura dos dois espetáculos de Placebo, que terão lugar no Coliseu do Porto, dia 3 de novembro, e no Coliseu de Lisboa, dia 4 de novembro. Os britânicos Placebo vão passar por Portugal com duas datas para apresentar o sétimo álbum de estúdio, ‘Loud Like Love’, editado no passado mês de setembro.

Em menos de dois anos os maiorquinos conquistaram uma consistente legião de fãs graças ao balanço das sonoridades folk e rock das suas composições.

A banda vai apresentar em Lisboa e no Porto os dois registos de estúdio, o primeiro homónimo e o segundo apelidado de ‘Mokragora’.

Os britânicos Placebo passam por Portugal para apresentar o sétimo álbum de estúdio, ‘Loud Like Love’, editado no passado mês de setembro.

A 3 de novembro, a banda liderada por Brian Molko apresenta-se no Coliseu do Porto e no dia seguinte no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

O sucessor de ‘Battle for the Sun’ foi gravado em Londres nos Rak Studios e produzido por Adam Noble, conhecido pelo seu trabalho com nomes como Paul McCartney, U2, George Michael, Red Hot Chili Peppers, Muse, dEUS ou Basement Jaxx.

O sétimo longa duração do grupo conta com 10 temas originais e já conquistou o Top 20 em 27 países, tendo em cinco deles entrado para o Top 5.

Desde o lançamento do álbum de estreia homónimo, em 1996, a banda conta com sete discos de estúdio e mais de 12 milhões de cópias vendidas.

‘Placebo’ foi Disco de Ouro em Inglaterra e Platina em França. Em 2009 o grupo recebeu o prémio MTV Europe Music Award na categoria ‘Melhor Banda Alternativa’.

Bilhetes

Coliseu do Porto | 3 de novembro
Plateia: 30 euros
Tribuna: 35 euros
Camarote 1.ª: 34 euros
Camarote 2.ª: 22 euros
Frisas: 30 euros
Frisa Visibilidade Reduzida: 24 euros
Balcão Popular: 26,00 euros
Galerias: 25,00 euros
Geral: 22,00 euros

Coliseu dos Recreios | 4 de novembro
Plateia/Geral/Galeria de pé: 30 euros
Camarote 1.ª Frente: 35 euros
Camarote 1.ª Lado: 32 euros
Camarote 2.ª Frente: 32 euros
Camarote 2.ª Lado: 30 euros

Compra de bilhetes para Coliseu do Porto: Coliseu do Porto, Fnac, Worten, El Corte Inglés, CTT, Agências Abreu, Agência ABEP, C.C. Dolce Vita (Amadora, Funchal, Coimbra, Ovar, Vila Real e Porto), C.C. MMM (Espaço Guimarães, Fórum Viseu, Fórum Coimbra, Fórum Sintra, Almada Fórum), U Ticketline, Ticketline e Coliseu do Porto. Em Espanha: Breakpoint.

Compra de bilhetes para Coliseu dos Recreios (Lisboa): Coliseu dos Recreios, Fnac, Worten, El Corte Inglês, CTT e Agência ABEP. Em Espanha: Breakpoint.

 

Teatro Nacional São João acolhe cinco espetáculos do FIMP

António Henriques   
Terça-feira, 30 Setembro 2014 18:37

tnsc 2014

O Festival Internacional de Marionetas do Porto vai ocupar a Invicta de 10 a 18 de outubro. Nesta 25.ª edição, o Teatro Nacional São João (TNSJ) integra o itinerário acolhendo cinco espetáculos, o primeiro deles em estreia absoluta. Trata-se de Agapornis, em cena nos dias 10 e 11 de outubro, às 21h30, no Teatro Carlos Alberto, uma produção do Teatro de Marionetas do Porto para adultos. A peça leva a cena as fantasias das personagens femininas da obra de Anaïs Nin, escritora francesa conhecida por narrativas e romances impregnados de conteúdo erótico.

A 11 e 12 de outubro, o TNSJ recebe A Cauda do Senhor Kat, com conceção e encenação de Paulo Duarte.

No espetáculo de marionetas, um conjunto de personagens-pássaro caminha ao longo de uma linha vermelha e branca, no fim da qual emergirá o sorriso enigmático do Senhor Kat.

A Cauda do Senhor Kat, coprodução das companhias francesas MECANIkA e TJP – CDN d’Alsaece Strasbourg, utiliza, além da manipulação de marionetas, vídeo e música.

Já o Mosteiro de São Bento da Vitória recebe uma sessão dupla de solos nos dias 11 e 12 de outubro. Às 19h00, a Sala do Tribunal acolhe Olo, produção do Teatro de Ferro com encenação, cenografia e interpretação de Igor Gandra.

Olo é um solo sem “s”, nascido da convivência do criador com uma marioneta num espaço vazio. Às 21h30, é apresentado Go!, peça que também evolui sob o signo de uma solidão acompanhada, de Polina Borisova, artista russa radicada em França que encarna uma velha mulher confinada às quatro paredes do seu quarto, está em cena no Claustro.

Go! é uma coprodução das companhias francesas Odradek/Cie Pupella-Noguès e Centre de Création et de Développement pour les Arts de la Marionnette.

Comédias do Minho celebram aniversário no FIMP

A 18 de outubro, entre as 11h00 e as 16h00, o FIMP, no claustro do Mosteiro de São Bento da Vitória, abre as portas de A Casa, um dos projetos concebidos pelas Comédias do Minho por ocasião do seu décimo aniversário, que convoca materiais cenográficos e dramatúrgicos retirados do seu espólio material e afetivo. O público tem a oportunidade de deambular pelas várias divisões de uma “casa”.

O percurso criativo começa com uma visita encenada, com criação e interpretação de Filipe Caldeira e Isabel Costa, a Esta Casa tem 10 Anos – exposição que poderá ser visitada nos dias 16 e 17, das 10h00 às 13h00, e das 14h30 às 18h00.

Também integrado no espetáculo A Casa, segue-se Os Inabitantes, peça de teatro e dança que explora um jogo de ocultação/revelação, com direção artística de Joana Providência e Sandra Salomé. A incursão do FIMP pelo TNSJ termina com Concertos de Gaveta – concerto-oficina onde objetos com sons, ritmos e movimento convidam à descoberta da linguagem musical –, uma criação de Bernardo Soares, Ricardo Casaleiro e Samuel Coelho.

O preço dos bilhetes varia mediante os espetáculos, entre os cinco e os 16 euros. Há ainda a possibilidade de efetuar a assinatura FIMP, que proporciona 40 por cento de desconto nos ingressos para os espetáculos apresentados nos espaços do Teatro Nacional São João.

Última atualização: Terça-feira, 30 Setembro 2014 18:41
 

Estreia em Portugal: Obra de Picasso para venda no Porto

João Miguel Ribeiro   
Segunda-feira, 29 Setembro 2014 18:12

picasso no portoPela primeira vez, uma obra da autoria de Pablo Picasso vai ser vendida em Portugal. A galeria P55, no Porto, tem o desenho do artista espanhol em exposição e marcou o leilão para dia 6 de outubro. “Vai ser bastante concorrido”, antecipa Aníbal Pinto Faria.

Nunca uma obra de Pablo Picasso, um dos mais famosos e influentes artistas do século XX, estivera à venda em Portugal. E assim vai ser até ao próximo dia 6 de outubro…

Na galeria P55, no Porto, encontra-se desde hoje em exposição o desenho que o pintor espanhol fez para Jacques Baschet, o autor de ‘Pour une Renaissance de La Peinture Française’.

A obra está assinada por Picasso, que incluiu uma dedicatória ao clínico, e datada de 1966, altura em que Baschet era o médico do artista espanhol.

O desenho vai ser leiloado a 6 de outubro e Aníbal Pinto Faria, o administrador da galeria, acredita que o evento “será muito concorrido”.

“Apesar de ser um negócio que é 75 por cento feito por investimento estrangeiro, a procura de arte em Portugal está a aumentar porque os portugueses sentem que aqui há um investimento seguro e palpável”, salientou o gestor da P55.

Destacando a “honra” que é “receber uma peça destas”, Aníbal Pinto Faria acrescentou que o investimento em arte acaba por ser mais seguro do que nas praças financeiras, aludindo a alguns escândalos recentes.

Uma obra de Picasso “é obviamente diferente da imaterialidade de uma ação e de um investimento em bolsa, potenciado pela desconfiança gerada pelos recentes casos conhecidos no sector financeiro em Portugal”, argumentou.

Na P55 já foram vendidas obras de artistas como Salvador Dalí, Marc Chagall, Miró, Almada Negreiros, Paula Rego e Júlio Resende.

Última atualização: Segunda-feira, 29 Setembro 2014 18:13
 

Mark Knopfler está confirmado no cartaz do Edpcooljazz (bilhetes)

António Henriques   
Sexta-feira, 26 Setembro 2014 13:46

mark knopfler

O músico britânico Mark Knopfler está garantido no cartaz do Edpcooljazz, festival que cumpre a 12.ª edição. O líder e ex-guitarrista dos Dire Straits atua no Parque dos Poetas, Estádio Municipal de Oeiras a 28 de julho. Consulte a informação sobre os bilhetes, em pré-venda a partir de 2 de outubro, no site de Knopfler e nos locais habituais, a partir de 3 de outubro.

O primeiro nome a ser confirmado na 12.ª edição do Edpcooljazz é Mark Knopfler, músico dos lendários Dire Straits, que sobe ao palco a 28 de julho do próximo ano, no Parque dos Poetas, Estádio Municipal de Oeiras.

Esta será a primeira e única oportunidade que os fãs portugueses do músico britânico irão ter para ouvir ao vivo o novo álbum ‘Tracker’, que será lançado no próximo ano, mas também os grandes clássicos da carreira de Mark Knopfler.

Até ao dia 2 de outubro, a venda será exclusiva no site do artista. Os bilhetes estarão à venda nos locais habituais a partir de 3 de outubro.

Knopfler, que está neste momento a ultimar este novo trabalho no seu estúdio de British Grove em Londres, tocará com os sete elementos da banda que o têm acompanhado nestas últimas décadas: Guy Fletcher (teclados), Richard Bennett (guitarra), Jim Cox (piano), Mike McGoldrick (flauta e flautim), John McCusker (violino e cítara), Glenn Worf (baixo), e Ian Thomas (bateria).

‘Tracker’ é o nono álbum a solo do músico, numa sequência que teve início em 1996 com o lançamento do Golden Heart.

Este novo trabalho contém também performances de artistas convidados como Ruth Moody, Bruce Molsky, Nigel Hitchcock e Phil Cunningham.

Mark Knopfler é considerado por muitos como um génio da guitarra e um dos maiores fazedores de canções de sempre.

Celebrizou-se pela sua passagem pelos Dire Straits, uma das bandas mais influentes da música pop/rock contemporânea, que liderou na guitarra e enquanto vocalista de 1978 até 1995, e onde alcançou sucesso planetário.

A sua carreira foi também marcada pela colaboração com outros artistas, como Bob Dylan, B. B. King, Eric Clapton e Emmy Lou Harris, na produção de álbuns para Randy Newman, Bob Dylan e Tina Turner, e na banda sonora de vários filmes entre os quais Momento Inesquecível (Local Hero) ou A Princesa Prometida (Princess Bride).

Vencedor de múltiplos Grammys e criador de êxitos gigantes como ‘Money For Nothing’, ‘Sultans of Swing’, ‘Romeo and Juliet’ e ‘Walk of Life’, ‘What It Is’ e ‘Sailing To Philadelphia’, Knopfler continua a combinar a ironia das suas letras com a sua proeza à guitarra.

O edpcooljazz é um evento musical de referência realizado em cenários idílicos, ao longo do mês de julho, juntando natureza, património e a música. Foi lançado pela primeira vez em 2004 com o objetivo de oferecer um evento turístico e cultural distinto a todos os amantes de música de gosto eclético mas sempre com uma forte componente ‘cool’, que lhe dá o nome.

Ao longo destes 11 anos, o Edpcooljazz já produziu mais de 100 concertos, juntando mais 250.000 pessoas que num ambiente intimista, perto dos palcos, e sem o aglomerado das grandes multidões, pôde assistir a espetáculos individuais numa junção única entre música cool, história, património e natureza, o verdadeiro conceito do Edpcooljazz, Cool Energy.

Bilhetes

Locais dos concertos, Lojas FNAC, Worten, El Corte Inglés, Centro Comercial Dolce Vita, Casino de Lisboa, Galerias Campo Pequeno, ABEP, Agência Alvalade, Agências Abreu, M M M Ticket, C.c. Mundicenter, Bilheteira Meo Arena, Arena de Portimão, Lojas Media Markt,Turismo de Lisboa, Balcões dos CTTs, C.C.B., e Shopping Cidade do Porto e Ticketline, Blueticket.pt e CTT.

Informações e reservas:

Ticketline Linha Apoio: 707 234 234

Reservas e Informações: 1820

Blueticket Linha de apoio: 707 780 000

Última atualização: Sexta-feira, 26 Setembro 2014 13:59
 


Página 1 de 282