Dieta Mediterrânica: investigadores da UC identificam os compostos mais benéficos para a prevenção do cancro da mama e do melanoma

    por Cristina Pinto
    Cristina Pinto
    Cristina Pinto ainda não escreveu nada sobre si
    User não está online
    em Jan 23 em Geral

    Uma equipa internacional de investigadores, liderada por Maria Paula Marques, da Unidade “Química-Física Molecular” da Universidade de Coimbra (UC), identificou os compostos antioxidantes com maior capacidade de prevenção dos cancros de mama e melanoma, presentes em produtos da dieta mediterrânica como o azeite e outros fitoquímicos (compostos existentes em vegetais – fruta, legumes, cereais, soja, etc.).

    Sabendo-se que há uma ligação direta entre o consumo da dieta mediterrânica e uma menor incidência de vários tipos de cancro (ex. gástrico) e de doenças cardiovasculares, os investigadores iniciaram, há cerca de oito anos, estudos que lhes permitissem saber quais os compostos que possuem maior capacidade de eliminação de radicais livres nocivos (antioxidantes) e por que motivo.

    Para identificar e determinar a capacidade antioxidante e quimiopreventiva de compostos fitoquímicos consumidos numa dieta quotidiana (ex. flavonóides, como a quercetina e a luteolina), os investigadores realizaram estudos biológicos a nível molecular, em linhas celulares cancerígenas humanas já que, explica a coordenadora do estudo, «considerando que um extrato vegetal pode conter mais de uma centena de compostos diferentes, é necessário avaliar o comportamento de cada um, isoladamente, para assim poder atribuir-lhe um efeito biológico específico, relacionando-o com a sua estrutura. Ao estabelecer estas Relações Estrutura/Atividade (REA), identificam-se as características estruturais responsáveis por uma determinada atividade benéfica para a saúde».
    Por outro lado, a investigação revelou que a dosagem é determinante para a função antioxidante benéfica. De facto, a partir de uma certa concentração os compostos exercem geralmente uma ação nociva. Os ensaios realizados até à data permitiram determinar as dosagens benéficas e as danosas, que podem diferir de composto para composto. Esta conclusão, alerta Maria Paula Marques, «mostra que é urgente a criação de normas reguladoras da utilização de aditivos alimentares, tal como acontece com os medicamentos. Se consumidos indiscriminadamente, estes e outros produtos de venda livre (ex., os cosméticos ditos naturais) podem ter efeitos indesejáveis, ao não especificarem a dosagem de antioxidantes presentes».

    Os resultados desta investigação multidisciplinar na área da Química Médica, que teve a colaboração de investigadores do Rutherford Appleton Laboratory (Oxford, Reino Unido), da Faculdade de Ciências do Porto e do Instituto Português de Oncologia (IPO), permitem fornecer informação muito específica, identificando os compostos que melhor combatem o stress oxidativo e contribuindo para a compreensão, a nível molecular, desta atividade antioxidante, auxiliando assim as indústrias alimentar e de cosmética a desenvolver produtos mais eficazes.

    Das metodologias utilizadas pelos investigadores ao longo deste trabalho destacam-se a modelação molecular por métodos teóricos, e as espectroscopias Raman (frequentemente apelidada de “a técnica que revela tudo”), de infravermelho e de difração inelástica de neutrões, esta última inexistente em Portugal tendo a equipa recorrido ao Laboratório Rutherford Appleton, no Reino Unido. Os investigadores pretendem agora realizar estudos in vivo, como continuação lógica dos já efetuados em células humanas.

    Etiquetas: Sem Etiquetas

    Sobre o Autor