Tecnologia & Ciência



Ericsson quer processar Apple pelo uso indevido de patentes nas redes 4G

Sérgio Meireles   
Sexta-feira, 27 Fevereiro 2015 18:28

ericsson processo apple patentes

A marca sueca quer processar a Apple, alegando o uso indevido de patentes nas redes 4G/LTE. A Ericsson afirma que a Apple se apoderou de tecnologias suas e quer processar a marca de Cupertino.

Não é a primeira vez que estas marcas disputam patentes. As 'guerras' entre essas duas marcas já vem de longe e em causa estão os serviços que a Ericsson presta, baseado nas redes de comunicações.

Se por um lado a Ericsson afirma que a Apple se apoderou tecnologias que são suas. Do outro lado, a marca de Cupertino afirma que a Ericsson cobra preços exorbitantes pela utilização dessas tecnologias.

A guerra de patentes é uma constante na área das tecnologias. São várias as marcas a lutar nos tribunais, quer em defesa das suas patentes, quer acusadas pela violação de patentes de terceiros.

Última atualização: Sábado, 28 Fevereiro 2015 05:27
 

Depois da 'repressão', a reação: Anonymous voltam ao ataque

Sérgio Meireles   
Sexta-feira, 27 Fevereiro 2015 17:19

anonymous portugal ataqueHackers do Sudoh4k3rs, MEO.Extreme e NyAnonymous voltaram ao ataque após a 'repressão' a membros do grupo, que foram detidos durante o dia de ontem. A reação?

Segundo os mesmos grupos, nas suas respetivas páginas do Facebook, foram efetuados ataques, durante esta madrugada, às páginas da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

O grupo afirma, que colou estes sites offline durante toda a madrugada desta sexta-feira. No entanto, fontes da PGR afirmam ao Correio da Manhã que não foi detetada nenhuma anomalia nos sites.

O grupo de hackers aponta este ataque a uma 'vingança' pela detenção de vários elementos ligados, quer à Anonymous, quer a outros grupo de hacker e ativistas, como foi o caso do Tugaleaks.

"Liberdade imediata para os sete membros dos Anonymous detidos pela Polícia Judiciária. Há assuntos mais importantes dentro desse país." "Nós temos ainda mais daquilo que vocês pensam, muito mais... Anonymous é imortal! Não podem prender uma ideia!", atiram em jeito de retaliação pelas detenções efetuadas pelas autoridades.

Última atualização: Sexta-feira, 27 Fevereiro 2015 19:09
 

Smartphones com memórias da Samsung vão ser mais rápidos

Sérgio Meireles   
Sexta-feira, 27 Fevereiro 2015 08:02

samsung chip memoria

A Samsung está a produzir um novo chip de memória que aumentará significativamente a velocidade de escrita e de leitura dos smartphones.

Nesta quarta-feira, dia 26, a Samsung anunciou um novo chip de memória que equipará as próximas gerações de smartphones. A velocidade deste novo chip, segundo a Samsung, atinge velocidade de escrita/leitura só equiparadas aos discos SSD.

Baseado na 'Universal Flash Storage', este novo chip é quase 3 vezes mais rápido no acesso a dados aleatórios do aparelho do que a tradicional memória flash, utilizada atualmente nos smartphones.

Como seria de esperar, o Galaxy S6 será o primeiro smartphone a carregar este novo chip de memória. A espectativa agora é que a partir do próximo de 1, durante a Mobile World Congress, possa ser apresentado o Galaxy S6 já com este novo chip de memória.

Última atualização: Sexta-feira, 27 Fevereiro 2015 08:11
 

Apple: iTunes usa patentes de terceiros e marca terá de desembolsar 532 milhões de dólares

Sérgio Meireles   
Quarta, 25 Fevereiro 2015 19:56

apple multa 350

A Apple quebrou um acordo de patentes com a ‘Smartflash’ e foi condenada a pagar 532 milhões de dólares de indeminização.

Em causa está o iTunes – loja de música virtual da Apple. Segundo a queixosa ‘Smartflash’, a loja virtual da Apple usava 3 patentes da empresa. A Smartflash é conhecida por vender patentes a outras marcas e afirmou em tribunal que o iTunes não passava de uma cópia de um produto da marca.

A queixa, que corria num tribunal do estado do Texas, foi favorável à Smartflash. Agora, a marca de Cupertino fundado pelo visionário Steve Jobs, está obrigada a pagar um valor na ordem dos 532 milhões de dólares, cerca de 468 milhões de euros, a esta empresa de revenda de patentes.

O valor inicialmente pedido, segundo a Smartflash, era de 852 milhões de dólares, valor que foi reduzido pelo tribunal para os 532 milhões. A guerra de patentes é uma constante na área das tecnologias. São várias as marcas a lutar nos tribunais, quer em defesa das suas patentes, quer acusadas por violar patentes de terceiros.

Última atualização: Quarta, 25 Fevereiro 2015 20:06
 

BQ apresenta três novos terminais - Aquaris M5.5, Aquaris M5 e Aquaris M4.5

Sérgio Meireles   
Quarta, 25 Fevereiro 2015 16:14

bq aquris m 001A BQ apresentou hoje em Lisboa três novos terminais, Aquaris M5.5, Aquaris M5 e Aquaris M4.5, que ampliam a família Aquaris.

Os dispositivos Aquaris M foram integralmente concebidos e desenvolvidos em Espanha e no seu design primou a ergonomia. As molduras foram reduzidas à sua mínima expressão para otimizar o espaço da eletrónica e obter dimensões mais reduzidas. A posição dos botões laterais foi deslocada para uma maior comodidade na interação.

Todos os modelos estarão disponíveis em duas versões: preto e branco. A sua carcaça exterior é composta por policarbonato de primeira qualidade, resistente aos impactos. Os seus acabamentos, de origem sueca, consistem numa solução bicamada com proteção solar UV e anti-dedadas que dá aos terminais um toque único que repele a sujidade.

O Aquaris M5.5, o Aquaris M5 e o Aquaris M4.5 dispõem de ecrãs Quantum Color +, uma tecnologia que oferece um espectro de luz muito mais definido, alcançando mais de 90 por cento de NTSC. O seu coating antifingerprints evita as dedadas na superfície do ecrã e facilita a respetiva limpeza.

Os modelos Aquaris M incluirão conectividade 4G e Android Lollipop. Quanto aos processadores, o Aquaris M5 e o Aquaris M5.5 serão equipados com um Snapdragon 615 Octa Core e uma gráfica Adreno 405 e o Aquaris M4.5 com um MediaTek 6735 Quad Core de 64 bits e gráfica Mali 450 MP2. A BQ continua a apostar na autonomia, incluindo baterias LiPo a partir de 2400 mAh.

Os terminais Aquaris M dispõem de câmara frontal e traseira com flash: o Aquaris M5.5 e o Aquaris M5 de 5 e 13 Mpx respetivamente, e o Aquaris M4.5 de 5 e 8 Mpx. Os dispositivos irão dispor de entre 8 e 32 GB de memória interna, ampliável mediante cartão micro-SD.

bq aquris m 002

 


Página 1 de 376