Tecnologia & Ciência



Facebook vai permitir a publicação de imagens no formato GIF

Sérgio Meireles   
Sexta-feira, 19 Dezembro 2014 19:56

facebook gif ptjO facebook tem sido motivo de notícia nos últimos tempos. Primeiro pelo anúncio da remoção de links com atividade maliciosa 'malware', depois pela função em dispositivos móveis que permite o melhoramento automático das imagens ao serem carregadas.

Desta vez, é mais um recurso que chega à rede social de Mark Zuckerberg. A partir de agora, vai ser possível publicar imagens no facebook em formato GIF.

Isto é um tipo de imagem animada, semelhante a um vídeo. Era frequente vermos este tipo de imagens 'GIFs' noutras redes sociais, como o tumblr, por exemplo. Agora, é a vez do facebook introduzir mais esta função ao dispor dos utilizadores.

Até agora, para abrir uma GIF publicada no facebook, era necessário seguir uma hiperligação e abrir uma nova janela para visualizar a imagem, uma fez que o facebook não suportava tal formato.

Isso vai acabar, e dizemos que vai, porque esta função não está ainda totalmente funcional, segundo relatos de alguns utilizadores que já testaram esta nova funcionalidade.

 

Instagram está a eliminar perfis falsos

Sérgio Meireles   
Sexta-feira, 19 Dezembro 2014 14:37

instagram falsos ptjA rede social de fotografia, o Instagram, está a proceder à eliminação de milhares de perfis falsos, segundo a própria rede.

Os perfis falsos são uma das grandes batalhas das redes socias. O Instagram nem era das mais visadas até agora, sendo que, Facebook e Twitter partilhavam a maior fatia desse problema.

No entanto, o Instagram cresce a cada dia e, segundo os últimos dados, até já supera o Twitter em número de utilizadores. Desse crescimento, também fazem parte milhares de perfis falsos.

No decorrer desta semana, o Instagarm procedeu à 'limpeza' de utilizadores que considera serem falsos ou apenas, perfis para propagação de spam. Esta ação tem o nome de Instagram Rapture, e visa dar à rede, uma maior segurança e um número exato de perfis ativos.

Segundo especialistas, as redes socias carregam mais de 10 milhões de perfis falsos. Alguns destes perfis, para além do spam, são por vezes duplicados de utilizadores com outro tipo de fins, entre os quais, seguir alguém sem que se tenha rasto.

Também é costume algumas pessoas duplicarem as contas em redes socias, para obterem um maior número de seguidores. Alguns destes perfis falsos estão ligados a celebridades, que também foram visadas com esta limpeza.

Entre as celebridades, destacam-se Justin Bieber e Kim Kardashian que, segundo dados da própria rede, perderam entre 5 a 15 por cento do número de utilizadores.

Última atualização: Sexta-feira, 19 Dezembro 2014 14:53
 

Facebook remove links com vírus

Sérgio Meireles   
Sexta-feira, 19 Dezembro 2014 00:09

facebook virus ptjA rede social facebook está a proceder à remoção de links que contém vírus, segundo fontes do próprio facebook ao Diário de Notícias.

Este vírus chega através de uma hiperligação, com mensagens do género 'Private vídeo' ou 'OMG', em muitos dos casos, dá a sensação que foi enviado por amigos da nossa lista de contactos, fazendo com que não seja gerada nenhuma desconfiança em relação ao mesmo.

Este malware foi identificado pela rede social e está a ser eliminado. O malware começou, segundo o DN, a sua propagação na Rússia, no entanto, não demorou muito a chegar a outros destinos, incluindo Portugal.

Segundo relatos do facebook ao DN, uma 'extensão do Chrome', o Browser do Google, estava na origem deste problema. Não sabemos se outros Browser padecem do mesmo problema, mas tudo indica que não.

Última atualização: Sexta-feira, 19 Dezembro 2014 01:08
 

Facebook vai melhorar qualidade das fotos carregadas por dispositivos móveis

Sérgio Meireles   
Quinta-feira, 18 Dezembro 2014 07:49

facebook photos ptjO facebook prepara-se para adicionar uma nova função na rede social. Trata-se de uma função que permite o aprimoramento automático das imagens, antes de estas serem carregadas para a rede social.

Como sabemos, as fotografias carregadas para o facebook através de dispositivos moveis, perdiam algumas qualidades depois de serem carregadas para a rede. Algumas por não serem tiradas com as funções corretas do equipamento, naturalmente.

Esta função não é nova em redes sociais. A rede social do Google, o Google+, já tinha essa função de aprimoramento de imagens antes de estas serem carregadas, já há algum tempo.

Esta nova funcionalidade estará apenas disponível para dispositivos móveis, sendo que, a primeira plataforma a receber esta nova função, será o iOS da Apple que equipa o iPhone.

Isto deve-se sobretudo, à fraca qualidade das fotos tiradas pela maioria dos utilizadores através dos dispositivos móveis. O facebook pretende com esta nova funcionalidade, dar outro brilho às imagens, mesmo aquelas que não saíram muito bem da lente do smartphone.

Isto será algo semelhante ao que acontece no Instagram, onde podemos entre outras coisas, alterar o brilho das imagens antes de as colocar online. Com esta nova função, serão dispensáveis aplicações de terceiros para edição de fotos.

Última atualização: Quinta-feira, 18 Dezembro 2014 16:12
 

De onde vem o gás metano em Marte?

João Miguel Ribeiro   
Quarta, 17 Dezembro 2014 16:26

marte 210

O Curiosity descobriu que em Marte há metano, um gás produzido (aqui na Terra) por organismos vivos ou pela decomposição de matéria orgânica. O que o robô da NASA não conseguiu apurar é de onde provêm as emissões regulares de metano no ‘planeta vermelho’.

Em Marte, há emissões regulares de metano, um gás essencial à vida e que, pelo menos aqui na Terra, é produzido por organismos vivos ou pela decomposição de matéria orgânica.

A descoberta foi feita pelo robô da agência espacial norte-americana que explora o ‘planeta vermelho’, o Curiosity, e levantou uma pergunta que está a intrigar os cientistas: o que produz o metano marciano?

A pergunta é uma das que mais tem animado o congresso anual dos geofísicos norte-americanos, a decorrer em São Francisco ao longo desta semana.

A questão foi levantada depois dos dados recolhidos nos últimos 20 meses pelo robô da NASA terem sido apresentados na revista Science.

“Estes resultados sugerem que o metano é produzido ocasionalmente e escapa do solo perto da cratera de Gale”, revelaram os investigadores da agência.

O Curiosity tem explorado a cratera de Gale, onde o robô pousou em agosto de 2012, e revelou dados paradoxais sobre o metano existente em Marte.

Se é verdade que existe menos deste gás do que os cientistas esperavam, também o é que os níveis de concentração são muito mais elevados.

Christ Webster, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, revelou que existem “picos de aumento em dez vezes, ou até mais, em determinadas ocasiões ao longo de 60 dias marcianos”.

Última atualização: Quarta, 17 Dezembro 2014 16:27
 


Página 1 de 351